Blantyre 26-09-2012 |
Filme: Out of Africa
Out of Africa é um filme de 1985, realizado por Sydney Pollack com os actores Meryl Streep and Robert Redford na altura com 36 e 49 anos, respectivamente. O filme é inspirado no livro autobiográfico de Isak Dinesen (o pseudônimo da escritora dinamarquesa Karen Blixen) publicado em 1937.
A história inicia-se em 1913 na Dinamarca quando Karen Dinesen se junta com o Barão Bror Blixen num casamento de conveniência. Apesar de ser membro da aristocracia a situação financeira pouco segura leva-os para África com planos de construir uma quinta.
Instalam-se na então British East Africa onde Karen conhece vários colonos ingleses, entre os quais Denys Finch Hatton, um caçador e aventureiro. Os planos com Bror não correm como esperado pois este não demonstra grande interesse na quinta preferindo dedicar-se à caça estando longos períodos longe de Karen. Apesar de ser um casamento de conveniência Karen desenvolve sentimentos por Bror mas cedo descobre as suas relações extra conjugais. Para piorar a situação Karen contrai syphilis através do seu marido (na altura uma doença muito grave) e é obrigada a voltar para a Dinamarca para um tratamento duro e demorado que a impossibilita de poder vir a ter filhos.
Depois de recuperada Karen regressa a África na altura em que a 1ª Guerra Mundial está a acabar. Torna-se então claro que o casamento com Bror não pode resultar e por sugestão de Karen este sai de casa. A amizade de Karen e Denys desenvolve-se e os dois acabam por tornar-se amantes. Contudo, depois de muitas tentativas de Karen para criar uma relação estável e duradoura, percebe que Denys é impossível de prender e domesticar assim como o é África. Denys prefere a sua vida livre, nómada como a da tribo Massai nas planíces do Kenya, em vez dos luxuosos costumes europeus...
Vi este filme há uns tempos e é sem dúvida um dos melhores filmes que já vi. A história de uma vida com as suas alegrias e tristezas, a superação dos momentos menos bons, a aventura e o perigo sempre presente, o amor, a fotografia e a natureza como expressão da arte e a música certa no momento certo fazem desta película um filme inspirador.
Subscrever:
Mensagens (Atom)